segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OFERTA OU OFERENDA?


Cuidado para não trazer ao altar a oferenda ao invés da tua oferta!

Oferta é voluntária, tem cheiro suave de amor sem nada querer em troca, é querer servir com tudo o que se é, tem e existe em você como entrega total e generosa a Deus.

Na oferta não está em jogo o interesse de querer de volta o que foi entregue como se o altar fosse uma espécie de banco de investimentos. Está dado! É para servir a Deus e ao próximo.

Não está em jogo ser abençoado ou não em troca do que se deu ou “sacrificou”, o que está em jogo, se é que pode ser chamado assim, de jogo, é que a oferta é a representação prática de uma forma de serviço ao Reino de Deus, a oferta é missionária e nunca mercenária, e não há jogo nenhum nisto!

Quem deseja ofertar da forma correta deve fazê-lo sem esperar nada em troca, como a Graça que nos alcançou. Ela deve ser feita de acordo com a generosidade do seu coração e de suas possibilidades, apenas com a consciência de que ela seja o seu mais sincero louvor ao Senhor, o seu “muito obrigado por tão maravilhosa obra em minha vida” e nunca para louvor próprio.

A oferta não depende de moeda, ela é antes de tudo, serviço, pode e deve ofertar seus dons, sua própria vida, pois antes, sem esta entrega, dinheiro nenhum do mundo poderá ser transformado em oferta com cheiro suave e agradável ao Senhor.

A oferta jamais é solitária, qualquer falta de amor, comunhão ou perdão torna imediatamente inválido e apodrece o que é oferecido no altar. Ela é o sinal de um coração livre, sem amarras espirituais ou emocionais, é o fruto de um ser humano que não é avarento e tem mais vontade de abençoar do que ser abençoado e sente muita alegria em ser assim.

Já a oferenda não tem nada haver com a entrega, antes, ela é imposta pelo medo, é a tentativa do suborno para receber algo em troca de alguma divindade que possa dar seu jeitinho nos campos espirituais a fim de facilitar ou agilizar a realização do desejo.
Oferenda é pagã, é a intenção de comprar somente através do sacrifício próprio aquilo que se deseja receber, ainda que seja por puro capricho ou vaidade.

Não se engane e não se deixe ser enganado! Quem faz intermediações, toma ou pede tua oferta e promete uma liberação especial no mundo espiritual em troca disto, está querendo fazer dela uma oferenda.

Neste caso ela já não será mais oferta a Deus, ainda que um “homem de deus” (com “d” minúsculo mesmo) ou até mesmo um “anjo de luz” lhe diga que esta é a “visão”, a visão de Deus é outra!

A Palavra é a espada que desfaz todo engano, somente por ela pode ser afirmada ou relembrada qualquer promessa de Deus em relação a nos. Ela, a Palavra, diz que Jesus já pagou tudo, e tudo não é parte, é tudo mesmo! A obra redentora do Senhor Jesus é completa.

O documento que era contra você e eu foi riscado pelo Senhor , O que tinha que ser liberado ou pago, no mundo espiritual já está consumado na eternidade pelo sangue e pelo nome de Jesus. De graça!
Sem dinheiro e sem preço. Sem sacrifício de nossa parte, somente pela fé no Filho de Deus. Isto quem diz é a Palavra de Deus
E quem ensina ou diz o contrário terá que perguntar a Ele e não a mim: “por que é assim?”
   
Quem oferta com alegria semeia em boa terra e certamente colherá os frutos da justiça de Deus. Quem oferenda por constrangimento ou medo de perder a “bênção” só conseguirá colher fardos cada vez mais pesados e jugos nada suaves.

Quem oferta, obedece com e por amor. Quem oferenda, desobedece a ordem de amar.
Deus te abençoe!
Meditação  de autoria do Pr. Pablo Massolar, Nova Friburgo-RJ.