quarta-feira, 11 de abril de 2012

PERTO DE DEUS, MAS TENDO O DIABO POR PERTO!

o
O sol ainda não havia nascido quando Jó saiu de casa para oferecer um holocausto em favor de cada um de seus dez filhos, Era sua prática diária (Jó 1:4-5). Antes do sol se pôr naquele dia, o homem da terra de Uz havia perdido seus rebanhos e todos os filhos (Jó 1:13-19).
Satanás estava bem perto de Jó e o patriarca não o sabia.

O sol tinha acabado de cobrir a terra quando Jesus avisou a Pedro que ele o negaria três vezes. O apóstolo não acreditou. Poucos horas depois, Pedro chorava amargamente por ter feito o que disse que não faria (Mateus 26:69-75).
O pecado estava bem perto de Pedro e ele não o sabia.

No presente mundo e no presente tempo, a tentação está sempre muito perto de nós. Daí aquela palavra de Provérbios: 
“A desgraça está um passo depois do orgulho”
(Provérbios 16:18 – Bíblia Viva).

Qualquer segurança demasiada, qualquer falta de vigilância, qualquer distração -- pode ser fatal. É por isso que Paulo aconselha: 
“Aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1 Coríntios 10:12 NTLH).

N.T. Wright lembra que “casamentos aparentemente feitos no céu algumas vezes acabam não muito longe do inferno.
Embora no começo a dedicação possa proporcionar uma nova e maravilhosa dimensão a suas vidas, as estatísticas apontam que, a menos que eles saibam como se conduzir na estrada que têm diante de si, logo estarão implorando pelo divórcio”.

O filho bem comportado de hoje pode amanhã experimentar uma droga qualquer e mais tarde tornar-se dependente de drogas.
A adolescente que mal virou mocinha pode chegar grávida em casa a qualquer momento.

Muitas coisas acontecem de súbito como a queda do império babilônico: “Naquela mesma noite [em que o sucessor de Nabucodonosor oferecia um banquete de mil talheres aos seus nobres], Belsazar, rei dos babilônios, foi morto, e Dario, o medo, apoderou-se do reino com a idade de sessenta e dois anos” (Daniel 5:30-31).
                                                                              
De fato “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Salmos 34:18). Porém, pelo menos por enquanto, o pecado também está perto. Pedro alerta para o fato de que “o Diabo, inimigo de vocês, ‘anda ao redor’ como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).

A lembrança de que o pecado está perto é um discurso realista. É apenas um aviso para não ficarmos descuidados nem fora da proteção de Deus! Jesus mesmo ensinou: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Extraído da Revista Ultimato - Edição 320 de Setembro-Outubro 2009.