quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CHORAR PELOS MORTOS OU PELOS QUE PENSAM QUE ESTÃO VIVOS?

Não existe nada de errado quando neste dia muitas pessoas fazem visita aos cemitérios e enfeitam os túmulos das pessoas que já faleceram e não estão mais entre nós. Esses gestos são movidos geralmente pelas saudades e por muitas lembranças que talvez ainda sejam dolorosas.

Novamente quero que você medite em um texto pouco conhecido, principalmente da maioria dos evangélicos, mas que eu recomendo como leitura nesse dia:

“Quando um parente morrer, chore, meu filho, como se você estivesse sentindo uma grande dor, e cante canções tristes. Depois, de acordo com o costume, prepare o corpo para ser sepultado e arranje uma bela sepultura.
Chore amargamente, cante em voz alta as lamentações; chore tanto quanto merece a pessoa que morreu. Chore um ou dois dias, a fim de que ninguém o critique, e depois, console-se da sua tristeza.
A tristeza acaba com as forças da gente; às vezes, uma tristeza profunda pode até matar. Em tempos de aflição, existe sempre tristeza; uma vida de pobreza traz dor ao coração.
Não deixe que a tristeza tome conta de você, mas mande-a embora e lembre que você também vai morrer.
Não esqueça de que quem morre não volta; a tristeza que você sente não ajuda o falecido e só faz mal a você. Lembre que o seu fim será igual ao dele; ontem foi a vez dele; hoje será a sua. Deixe descansar em paz a lembrança que você tem daquele que está descansando no sono da morte e conforme-se com a morte dele”.
Eclesiástico 38:16-23 NTLH

Para nós é triste pensar que nunca mais veremos aquele ente querido aqui na terra. Nunca mais ouviremos sua voz, ou sentiremos seu abraço. Mas, se esta pessoa morreu em Cristo, um dia a veremos de novo e, se nós também vivermos na luz, estaremos com ela para uma eternidade feliz. Deve ser com muita alegria que nosso Salvador e os anjos do céu aguardam a chegada dos eleitos.

Mas, há outro lado para esta história. E, aqueles que não estão com Jesus? Se há comemoração no céu com a chegada lá dos salvos no Senhor, como fica a situação daqueles que não estão em Cristo?

Aí, me lembrei  das Palavras do próprio Deus em Ezequiel 33:11
“Juro pela minha vida que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam.”

 Como deve entristecer Deus ver um dos seus filhos, destinados à vida eterna, criado para habitar nos lugares celestiais, e por quem o próprio Filho de Deus morreu, desperdiçar a graça de Deus. Como o dia da morte de quem não tem Cristo deve ser um dia triste para nosso Pai!

Por aqueles que já partiram desta vida, nada mais podemos fazer. O autor da carta aos Hebreus resumiu em poucas palavras a situação de todos quando lembrou “como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.” (Hebreus 9:27) Nada podemos fazer por aqueles que já partiram.

Mas, ao ir a um velório ou enterro, ou no dia de Finados, é bom lembrarmos que há pessoas que ainda podem ser alcançadas pela graça de Deus. É bem como Pedro lembrou, o Senhor “é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9).

Mas há um texto que eu sempre lembro nesta data também. São as palavras de Jesus que Ele profere quando está indo ruma ao Calvário. Jesus estava prevendo a destruição de Jerusalém, com todas as misérias que a acompanhariam, e que de fato aconteceu no ano 70 D.C.

“Seguia-o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos!”
Lucas 23:27-28

Será que estamos vendo as oportunidades de arrependimento que Deus ainda está nos dando? Será que temos chorado por nossos pecados?

Lembre-se mais uma vez de uma coisa: Podemos colocar flores em túmulos e derramar lágrimas de saudade. Mas, o fato é que nada mais podemos fazer para aqueles que já partiram. Mas ainda podemos ser uma bênção na vida dos que estão vivos!

E quanto àqueles colegas, amigos, parentes e irmãos que ainda não conhecem a Jesus? Será que não queremos que haja festa na chegada deles também?

Então vamos lá, vamos ajudá-los a conhecerem a Jesus. Vamos falar com eles sobre o Salvador que morreu por eles, e que, mais do que ninguém, deseja que a partida deles desta vida seja marcada, não com tristeza e dor, mas, com alegria e júbilo celestial. Isto sim, é partir para a glória.

Deus Abençoe!
[Dennis Downing]