segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O LEÃO, O PROFETA E O MENTIROSO!


O título da mensagem de hoje lembra um pouco o filme “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, que é baseado na série de contos “Crônicas de Nárnia” escrita por C.S. Lewis.

Mas, a mensagem de hoje não é baseada em um conto, mas em uma história real que se encontra na Bíblia. O texto se encontra em 1 Reis13:7-27.

"E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e eu te recompensarei. Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste. Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai. E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá. Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou. E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
Então lhe disse: Vem comigo a casa, e come pão. Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste. E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água. E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar. E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara, antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar. Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver. E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava. E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do SENHOR; por isso o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera.”

Com certeza essa é uma das histórias mais estranhas que já li na Bíblia, e confesso que no inicio da minha conversão levei muito tempo para entender o que poderia significar essa história.
O “homem de Deus”! Que belo título para qualquer um, não é mesmo? A Bíblia não menciona o nome desse profeta, desse ‘homem de Deus’, mas com certeza ele era uma pessoa completamente obediente ao Senhor.

Que pessoa recusaria um presente oferecido pelo próprio rei para permanecer fiel às ordens do Senhor?

Será que uma oferta dessas seria recusada hoje em dia por todos aqueles que se dizem ‘profetas do Senhor’? Infelizmente existem muitos hoje se vendendo por honrarias, status e tantas outras coisas!

Mas então aparece um ‘profeta velho’ nessa história, que foi de encontro ao homem de Deus e mentiu-lhe contando que um anjo tinha lhe falado para que dissesse ao homem de Deus que voltasse para comer pão e beber água.

Um profeta mentiroso que fala sobre visitações de anjos e mensagens do céu! Infelizmente a muitos desses ‘profetas’ soltos por aí hoje em dia, desencaminhando as ovelhas do Senhor. Tome sempre muito cuidado!

O homem de Deus tinha recebido uma ordem direta do Senhor para não comer pão, não beber água e não voltar para Betel (vers. 8-9). Mas esse profeta mais moço falhou dando ouvidos as mentiras do profeta mais velho.

Aqui há uma lição que para mim é muito clara: 
Quando Deus lhe dá uma ordem, jamais desobedeça, nem que alguém lhe diga que um anjo de Deus apareceu e lhe deu novas instruções!

Depois que Deus nos fala, não nos atrevamos a desviar-nos influenciados por conselhos de outros. Como disse Paulo na carta aos colossenses 
“não tolerem os que tentam governar a vida de vocês, exigindo reverência e insistindo em que vocês se juntem a eles em sua obsessão baseadas em ‘anjos e visões’” (Colossenses 3:18).

O homem de Deus deu ouvido a essas coisas e acabou sendo devorado por um leão!

Talvez a característica mais terrível dessa história que a sentença divina foi pronunciada através dos lábios que haviam enganado o jovem profeta, desviando-o do caminho certo.
Talvez aquele jovem profeta quando se assentou debaixo do carvalho, cansado e faminto, já se encontrava inclinado a acreditar na mensagem do velho profeta porque esta vinha ao encontro de suas próprias inclinações.

Às vezes podemos achar que uma mensagem vem do Senhor, mas não fundo ela não passa só de uma mensagem que nós mesmos queremos ouvir e que nos diz o caminho que nós queremos escolher. Lembre-se que o nosso coração é sempre enganoso!

Podemos sempre reconhecer a voz falsa, porque suas sugestões coincidem exatamente com a fraqueza da nossa natureza, com nosso desejo de ‘comer pão, beber água e ter um pouco mais de conforto’.

Seja ele novo ou velho, tome sempre muito cuidado com qualquer um que se diz ‘profeta de Deus’. Fique sempre muito atento, e tenha sempre a Palavra de Deus como sua regra de fé e obediência!

Deus te abençoe 

 Fonte: Meditação de Sérgio Müller