sábado, 21 de abril de 2012

CHEGA DE DESCULPAS ESFARRAPADAS!

Dias atrás li um artigo de John Piper que dizia: “Uma das piores coisas que vem acontecendo em nossos dias é que qualquer um pode esquivar-se da responsabilidade de seu erro, bastando para isso colocar-se na posição de “vítima”.
Isso mudou radicalmente a maneira da nossa sociedade considerar o comportamento humano, mas pior que isso: Esse tipo de pensamento tirou do discurso público palavras como pecado, arrependimento, contrição, restauração”.

Com isso, fiquei meditando em como os terapeutas avaliariam alguns acontecimentos bíblicos. Muitos, com certeza, tentar nos convencer que:

- Caim matou Abel por causa do “calor do momento”.

- Davi só cometeu um adultério e assassinato porque “o excesso de caloria na comida resultou na diminuição da capacidade mental”.

- Pedro negou Jesus porque com certeza sofria de “transtorno bipolar”.


Preste muita atenção: Isso não é verdade!!
Caim matou Abel porque deixou a inveja e o mal dominar seu coração;
 Davi adulterou porque se entregou aos desejos impuros do seu coração.
Pedro negou Jesus porque era um covarde que sempre se achava cheio de si.

TPM, transtorno bipolar, depressão e tantos outros “conceitos” são usados hoje como “doenças” (ou desculpas) responsáveis pelo mal que muitas pessoas cometem, quando na maioria das vezes, a palavra correta que se devia usar PECADO! Sim, PECADO!
Uma palavra que infelizmente até em muitas igrejas não se usa mais pois se tem “medo de ferir” os ouvintes.

E digo mais, se muitos admitissem isso, que há muitos pecados que precisam ser abandonados, poderiam com certeza parar te tomar remédios e parar de fazer tantos tratamentos que até hoje não trouxeram benefício algum.
Se fossem mais honestos consigo mesmos, admitindo seus pecados e não se escondendo atrás de desculpas esfarrapadas, talvez muitos já estariam curados!

Preste atenção na profecia bíblica que se encontra no livro de Apocalipse, referindo-se aos últimos dias: 
“E nem ainda se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos” (Apocalipse 9:21).

As pessoas hoje não querem admitir suas culpas, seus egoísmos. Para essas pessoas, a vida sempre se resume em: “eu estou certo e o mundo todo sempre está errado!”.


Paulo disse: “Cristo Jesus veio ao mundo salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1:15).

NINGUÉM vai poder chegar diante de Deus com essas desculpas esfarrapadas que tanto ouvimos hoje em dia. Deus conhece  quem realmente nós somos, e quais as desculpas que usamos para tentar esconder o nosso pecado ou a dureza do nosso coração.

Eu conheço muito bem a chaga no meu coração, e você, conhece qual é a sua?

Então, hoje fica aqui um alerta, repetido várias vezes na Bíblia: “Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3:8).

E que cada um de nós procure se consultar com o Médico dos médicos: Jesus Cristo, para sermos realmente curados.

Deus te abençoe!

Sérgio Müller