sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

TENDE BOM ÂNIMO!

 “Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”
Atos 27:25

Essas palavras são do apóstolo Paulo, no capítulo 27 do livro de Atos dos Apóstolos. Com essas palavras Paulo quis reanimar os passageiros da viagem que há vários dias estavam enfrentando uma horrível tempestade no Mar Mediterrâneo.

Mas se você ler um pouco antes, vera que essa palavras vieram do anjo do senhor Dpara Paulo,

“Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.”
Atos 27:22-24


Eu não sei ao certo quais situações você pode estar enfrentando agora, neste exato momento, mas vou repetir com muita convicção: ÂNIMO! Deus está te vendo e conhece tudo que anda acontecendo com você nos últimos dias.

Não sei quantas tempestades tem se levantado na sua vida, mas o meu Senhor Jesus prometeu o seguinte a todos os que Nele cressem: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20), e eu tenho certeza absoluta que Ele está ao nosso lado agora.

Agora, quando hoje eu te digo para confiar Nele, não pense que simplesmente algo espetacular precisa acontecer neste momento, ou que todos os seus problemas vão simplesmente desaparecer como num passe de mágica.

Se você continuar a leitura do texto em Atos 27, descobrirá que a tempestade continuou e não cessou. Vai ler também que Paulo não fez nenhuma oração parecida com as de Jesus dizendo: “Vento, mar, aquietem-se!”

Paulo e as demais pessoas que estavam naquele navio continuaram lutando para salvarem as suas vidas. Eles não cruzaram os braços esperando que o anjo fizesse o navio flutuar. Preste atenção no que aconteceu mesmo depois da mensagem deixada pelo Anjo do Senhor:

“Duas semanas depois, à noite, continuávamos sendo levados pela tempestade no mar Mediterrâneo. Mais ou menos à meia-noite, os marinheiros começaram a sentir que estávamos chegando perto de terra. [......]. Eles ficaram com muito medo de que o navio fosse bater contra as rochas. Por isso jogaram quatro âncoras da parte de trás do navio e oraram para que amanhecesse logo. Aí os marinheiros tentaram escapar do navio. Baixaram o bote no mar, fingindo que iam jogar âncoras da parte da frente do navio. Então Paulo disse ao oficial romano e aos soldados: – ‘Se os marinheiros não ficarem no navio, vocês não poderão se salvar’. Aí os soldados cortaram as cordas que prendiam o bote e o largaram no mar. De madrugada Paulo pediu a todos que comessem alguma coisa e disse: – ‘Já faz catorze dias que vocês estão esperando e durante este tempo não comeram nada. Agora comam alguma coisa, por favor. Vocês precisam se alimentar para poder continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo. Em seguida Paulo pegou pão e deu graças a Deus diante de todos. Depois partiu o pão e começou a comer. Então eles ficaram com mais coragem e também comeram.” - Atos 27:27-38 NTLH

Prestou bem atenção no que você acabou de ler? Isso mesmo, a tempestade continuava e aqueles homens continuaram fazendo tudo que deveriam fazer.

Não cruze os braços! Por mais que as coisas ainda não tenham melhorado, continue lutando, continue arregaçando as mangas e faça tudo que precisa ser feito.

Mesmo que a tempestade persista, alimente-se, coma, durma, tente descansar. Deixar de fazer essas coisas não vai melhorar em nada a sua situação, pode acreditar em mim.

Você já terminou a leitura desse capítulo? Veja como foi que Paulo e as
demais pessoas que confiaram na palavra enviada pelo Senhor se salvaram:
“Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.”
Atos 27:28

Isso mesmo, todos se salvaram, mas tiveram que nadar, tiveram de se agarrar com unhas e dentes em tudo que podiam, mas TODOS SE SALVARAM e a promessa do Senhor para eles se concretizou na vida deles.

Então meu amigo, ânimo! Se você confia em Deus, continue fazendo a sua parte e tenha certeza de que na hora certa Deus te mostrará como sair do meio das tempestades que você possa estar enfrentando.

Pode não ser tão fácil ou rápido quanto você gostaria, mas eu confio no meu Deus que colocou essa palavra no coração hoje (novamente) para te dizer todas essas coisas.

Deus te abençoe!

Sérgio Müller