quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O DEUS DESCONHECIDO!

Na Sua imensa sabedoria, Deus muitas vezes envia-nos pessoas que nos trazem a Palavra como se ela fosse nova, como se o mel escorresse de cada frase, como se o sol de repente brilhasse acima das nuvens.
Uma das coisas que me tocou nestas últimas semanas foi ver pessoas para quem Deus é desconhecido, mas que ao ouvirem o arauto do Senhor, de repente tudo começa a fazer sentido. Deus pode até continuar a ser desconhecido para eles, mas desejam-no da mesma maneira, anelam pelo puro, pela luz, mesmo no meio da sua escuridão.
O apóstolo Paulo encontrou no meio de muitos altares, um que lhe chamou a atenção. Nele só havia uma inscrição: “Ao deus desconhecido”. Acredito que tal como naqueles dias, os homens procuram algo fora dos deuses, dos dogmas e dos rituais já conhecidos e batidos.

No coração de cada homem há saudade de Deus, do eterno, do espiritual. O nosso problema é que muitas vezes levamo-los a outros altares que nós ou a nossa "igreja" construímos, em vez de os deixarmos ali, procurando, desejando, meditando, nesse Deus desconhecido; porque Ele deixa-se achar pelos que O buscam, Ele deixa-se ver pelos que O desejam, Ele revela-se aos de coração sincero.

Temos pressa na conversão, temos ansiedade no processo, queremos que de repente façam parte. Quase sempre não entendemos o caminho de Deus.
 Uma mulher chamada Lídia, junta as amigas e vão a caminho do rio, para um lugar calmo e tranquilo para orar a um deus que não conheciam. Mas eis que Ele se revela, quando três homens se aproximam do rio e lhes apresentam a mensagem da salvação em Jesus Cristo. Elas entendem. Tudo passa a fazer sentido.
 Devemos orar para que aqueles que ouvem a Palavra de Deus através de qualquer meio ou pessoa, encontrem no seu caminho Aquele que é o próprio Caminho e que na busca da luz, achem Aquele que em si mesmo é a Luz do mundo.

Às vezes nós pecamos por levarmos uma pessoa ao caminho do Senhor e depois a abandonamos, jogando nas mãos de um pastor ou qualquer outro líder a responsabilidade do discipulado.
 Mas, outras vezes erramos querendo fazer o papel que cabe ao Espírito Santo. Queremos forçar as pessoas a entender as coisas mais profundas de Deus por nossa própria conta. Não é a toa que na maioria das vezes essas pessoas não alcancem as profundezas de Deus, pois nós usamos nossos meios para que elas cheguem a isso. E na maioria das vezes, nossos meios não passam de artifícios!
 Quando falarmos do amor de Deus aos que não O conhecem, tenhamos cuidado de deixar o processo nas mãos Dele, e que nós sejamos expectadores do verdadeiro milagre da transformação! Sejamos apenas como uma ponte para que as pessoas conheçam o verdadeiro Deus.

O Deus desconhecido continua tendo seus meios infalíveis de Se revelar!
 Deus te abençoe!

 Sérgio Müller