sábado, 12 de maio de 2012

DEUS... MARAVILHOSO E SOBERANO!


Bom dia!

Em minha opinião há uma passagem bíblica no livro de Jó que todos nós deveríamos ler TODOS os dias. É uma ‘conversa’ maravilhosa que Deus tem Jó (na verdade, aqui nessa passagem é só Deus quem fala).

Preste bem atenção em alguns detalhes dessa conversa. Vou usar várias versões bíblicas de agora em diante:

“Responda-me Jó! Ponha-se de pé! Erga a cabeça! Tenho algumas perguntas para você, e quero que me responda de forma direta” (Jó 38:2-3 – A Mensagem).

De agora em diante vou fazer de conta que a conversa é comigo, tá legal? Faça você o mesmo enquanto continua lendo.
 “Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições?”(Jó 38:4-5 - NTLH).
Alguém aí arrisca responder essa pergunta?

“Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar?”
(Jó 38:12 - NVI).

“De onde vem a luz, e qual é a origem da escuridão? Você sabe mostrar a elas até onde devem chegar e depois fazer com que voltem outra vez ao ponto de partida?”
(Jó 38:19-20 – NTLH).
Nessa altura da conversa eu confesso que não sei se gostaria de estar no lugar de Jó.

“Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra, que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras? Você já esteve no lugar onde nasce o sol ou no ponto onde começa a soprar o vento leste?” (Jó 38:22-24 – NTLH).
Diga-me, quem não gostaria de fazer uma viagem dessas e conhecer esses lugares? E eu querendo conhecer a Disneylândia... Vê se pode!

“Será que a chuva e o orvalho têm pai? E quem é a mãe do gelo e da geada, que faz com que as águas virem pedra e que o mar fique coberto por uma camada de gelo?”
(Jó 38:28-30 – NTLH).
Eu acho que quando era criança já fiz essa pergunta; e você?

“Será que é você quem dá de comer às leoas e mata a fome dos leõezinhos, quando estão escondidos nas suas covas ou ficam de tocaia nas moitas? Quem é que alimenta os corvos, quando andam de um lado para outro com fome, quando os seus filhotes gritam a mim pedindo comida?” (Jó 38:39-41 – NTLH).
E você pensando que a Bíblia só diz que Deus cuida dos passarinhos, não é mesmo?

“Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote? Acaso você conta os meses até elas darem à luz? Sabe em que época elas têm as suas crias?” (Jó 40:1-2 – NVI).

Não tenho a menor idéia!

“É graças à inteligência que você tem que o falcão alça voo e estende as asas rumo ao sul? É por sua ordem, que a águia se eleva e no alto constrói o seu ninho?”
(Jó 39:26-27 – NVI).
Ah, quem me dera! Eu mal consigo que meu cachorro me obedeça!

E então Deus terminou dizendo: “Jó, você desafiou a mim, o Deus Todo-Poderoso. Vai desistir ou vai me dar uma resposta?” (Jó 40:2 – NTLH).

Creio que a versão que melhor expressa a resposta de Jó é essa:

“Estou sem palavras, pasmado – fogem-me as palavras. Não deveria nunca ter aberto a boca! Falei demais, muito mesmo. Estou pronto para me calar e ouvir.”
(Jó 40:4-5 – A Mensagem)
Continue lendo a história e você continuará se maravilhando. Eu acredito sinceramente que no final da leitura, suas palavras serão semelhantes às de Jó:

“Jó respondeu ao Eterno: Estou convencido: Tu podes tudo, qualquer coisa!
Nada, nem ninguém podem frustrar Teus planos.
Tu perguntaste: ‘Quem é este ignorante, que critica meus propósitos, se nada sabe?’
Admito, fui eu. Falei sobre coisas além da minha compreensão, fiz pouco das maravilhas que estão acima do meu entendimento.
Tu me disseste: ‘Tenho algumas perguntas para você, e quero respostas diretas’.
Agora confesso: antes eu ouvi falar a teu respeito; mas agora te conheço, pois vi com meus próprios olhos! Por isso, retiro tudo que disse, sou um miserável! E me arrependo profundamente, perdoa-me”.
(Jó 42:1-6 – A Mensagem)
                                                                                     
Quanto a você eu não sei, mas a mim só me resta cair de joelhos e adorar ao Senhor!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller